Um Tesouro Athonita

Um novo projeto online apresenta 2,2 milhões de registros digitais dos tesouros espirituais e culturais do Monte Athos.

Um Tesouro Athonita
Foto: mountathos.org



O site "Athos Digital Heritage" apresenta cerca de 200.000 documentos (556.795 registros digitais), 3.300 manuscritos (908.336 registros digitais) e 1.512 incunábulos - primeiros livros impressos (450.473 registros digitais).

A coleção também inclui fotos de alta qualidade de bordados, ícones portáteis, arte em metal, projetos arquitetônicos, esculturas, moedas, cerâmica, itens folclóricos, selos postais e coleções de fotos dos tesouros da Montanha Sagrada.

Foto: mountathos.org

O site explica que,

A Santa Comunidade do Monte Athos, com comprometimento e respeito à tradição espiritual e cultural milenar dos Padres Athonitas, decidiu empreender novas formas de ação com o objetivo de preservar e disseminar seu patrimônio cultural. O principal objetivo desse esforço é explorar as tecnologias modernas de informação e comunicação digitalizando, documentando e divulgando seu patrimônio cultural.

Um porta-voz da Comunidade Sagrada do Monte. Athos, Hieromonge Ieronymos, do Monastério Simonopetra, descreveu a conclusão do projeto como "um marco para a cultura cristã ortodoxa, já que seus milhares de visuais estão agora acessíveis online ao público em geral, destacando sua herança cultural e aos jovens que desejam abordar o assunto. Tradição cristã ortodoxa com tecnologia moderna."

Foto: mountathos.org

O trabalho do projeto envolveu 12 dos 20 monastérios dominantes: Vatopedi, Pantocrator, Karakallou, Stavronikita, São Paulo, Simonopetra, Dionysiou, Xeropotamou, Grigoriou, Xenophontos, Dochariou e Zographou.

Atualmente, o site está disponível em inglês, grego, russo, sérvio e búlgaro.

fonte: https://orthochristian.com/