Carta do Bem-Aventurado Abba Joseph

Carta do bem-aventurado Abba Joseph (o Hesicasta) a um jovem que pergunta sobre "A Oração"

Carta do Bem-Aventurado Abba Joseph
O Bem-Aventurado Abba Joseph, o Hesicasta



Meu amado irmão em Cristo,

Eu oro para que você esteja bem. Hoje recebi sua carta e responderei todas as suas perguntas. As informações que você procura não exigem tempo e esforço para eu pensar e responder, pois a oração noética é, para mim, como o trabalho de qualquer outro homem é para ele, porque trabalho nisso há mais de trinta e seis anos.

Quando cheguei à Montanha Sagrada (Monte Athos), procurei imediatamente os eremitas que praticavam a oração. Naquela época, quarenta anos atrás, havia muitos que tinham vida neles - homens de virtude, anciãos do passado. Escolhemos um deles como ancião e recebemos orientação de vários deles.

Agora, então, para começar a dominar a oração noética, você deve constantemente se forçar a repetir a oração sem cessar. No início rapidamente, pois nous (intelecto, mente) não deve ter tempo para formar nenhum pensamento perturbador. Preste atenção apenas às palavras: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim." Quando a oração é dita oralmente por um longo período de tempo, nous se acostuma a ela e, eventualmente, começa a dizê-la. Então fica doce para você como se tivesse mel na boca e você quer continuar dizendo isso o tempo todo. Se você parar, você se sentirá muito angustiado.

Quando nous se acostuma com ela (a oração) e se satisfaz - quando a aprendeu bem, então ele (nous) a envia para o coração. Como nous fornece alimento para a alma, a tarefa de nous é enviar qualquer alimento ou mal que ele veja ou ouça ao coração, que é o centro dos poderes físicos e espirituais do homem, o trono do nous. Assim, quando alguém que repete a oração evita que seu nous imagine alguma coisa e presta atenção apenas às palavras da oração, respirando suavemente com certa compulsão e vontade própria, ele leva seu nous ao seu coração; ele o segura como se estivesse em confinamento, dizendo ritmicamente a oração:

"Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim!"

No início, se faz a oração algumas vezes e respira fundo. Mais tarde, quando nous se acostumou a permanecer no coração, se faz uma oração a cada respiração: "Senhor Jesus Cristo" inspirando, "tem piedade de mim" expirando. Isso acontece até que a graça cubra a alma e comece a agir dentro dela. Além disso, está a theoria (palavra grega para "contemplação").

Então, a oração é dita em toda parte: sentado, na cama, andando e em pé. "Orem sem cessar. Em tudo, agradeçam", diz o apóstolo. No entanto, não basta orar apenas quando você vai dormir. É preciso uma luta: em pé e sentado. Quando você se cansar, sente-se. Em seguida, levante-se novamente para que você não seja vencido pelo sono.

Isso é chamado de "práxis". Você mostra sua boa intenção a DEUS, mas tudo depende dEle, se ELE dá ou não a você. DEUS é o começo e o fim. SUA graça é a força motriz que ativa todas as coisas.

Quanto à forma como o amor é ativado, você perceberá como quando guarda os mandamentos. Quando você acorda de noite e ora; quando você vê alguém doente e simpatiza com ele; quando você vê uma viúva, órfão ou idoso e é caridoso com eles. Então DEUS te ama. E você também o ama. Ele ama primeiro e derrama Sua graça, e voltamos a ELE o que é SEU.

Bem, se você procura encontrá-lo somente através da oração, não deixe uma única respiração passar sem ela. Apenas tome cuidado para não aceitar nenhuma fantasia. Pois o DIVINO é sem forma, inimaginável e incolor. ELE é supremamente perfeito, não sujeito a silogismos. Ele age como uma brisa sutil em nossas mentes.

A compaixão vem quando você considera o quanto afligiu DEUS, QUEM é tão bom, tão doce, tão misericordioso, tão gentil e completamente cheio de amor. QUEM foi crucificado e sofreu tudo por nós. Quando você medita sobre essas e outras coisas que o Senhor sofreu, elas trazem compunção.

Portanto, se você conseguir fazer a oração em voz alta sem cessar, em dois ou três meses poderá se habituar. Então a graça o cobrirá e o revigorará. Apenas diga em voz alta, sem interrupção. Quando nous se habituar, você para de falar oralmente; e quando nous perder o controle da oração, deixe a língua continuar dizendo em voz alta. Todo esforço é necessário com a língua até você se acostumar com ela no começo. Depois disso, todos os anos da sua vida, nous a dirá sem esforço.

Quando você vier à Montanha Sagrada, como você mencionou, venha nos ver. Mas então falaremos sobre outras coisas. Você não terá tempo para a oração. Você encontrará a oração onde quer que sua mente esteja em repouso. Aqui você visitará os mosteiros e sua mente se distrairá com as coisas que ouvir e ver.

Estou certo de que você encontrará "a oração". Não tenha dúvidas. Apenas bata imediatamente na porta da misericórdia divina. E certamente CRISTO se abrirá para você. É impossível para ele não fazê-lo. Quanto mais você o ama, mais receberá. O tamanho do presente de Deus, seja ele grande ou pequeno, depende do seu amor, seja ele grande ou pequeno.