Praticando a Oração de Jesus

Qualquer pessoa pode praticar a Oração de Jesus. Pode-se repetí-la em qualquer momento. Para começar a fazer a Oração como parte de nossa regra de oração diária, devemos seguir a direção de Jesus, o Cristo. Ele diz: "Vinde comigo para um lugar deserto, e descansai um pouco" (Marcos 6:31); "Procurai viver em silêncio" (I Tessalonicenses 4:11.); então orar em segredo, sozinho e em silêncio.

Praticando a Oração de Jesus
Monge praticando a oração de jesus



Vinde comigo para um lugar deserto, e descansai um pouco.

Sente-se em silêncio. Abaixe a cabeça, feche os olhos, respire suavemente, e imagine-se olhando para o seu próprio coração. Leve sua mente, ou seja, os seus pensamentos, de sua cabeça para o seu coração. Observe calmamente sua respiração, sem interferir, sem força-la. Observe os movimentos naturais de inspiração e expiração produzidos por seu coração, e, agora junte a estes movimentos as palavras da oração, assim:

ao Inspirar, repita: "Senhor Jesus Cristo",

ao expirar repita: "tende piedade de mim."

Diga movendo os lábios suavemente, como um sussurro, ou pode simplesmente dizê-lo em sua mente. Tente colocar todos os outros pensamentos de lado. Tenha calma, seja paciente, e repita este exercício espiritual diariamente.

Escolha um lugar tranquilo onde você não será perturbado. É melhor se você puder proteger os sentidos de tanto estímulo quanto possível. É melhor fazer a Oração de Jesus no início da manhã, antes do nascer do sol, quando a mente está em repouso e sem distrações, o corpo está relaxado e há pouca atividade para perturbar sua concentração. Alguns podem achar o entardecer ou o início da noite melhor, e, outros reservam um tempo nos dois períodos, manhã e noite, para sua prática com a Oração. O importante é fazê-la diariamente, sem deixar passar um dia sequer. Uma prática diária de 30 minutos no início e no final do dia é uma boa regra de oração, mas, podemos começar com menos, e, irmos aumentando o tempo aos poucos.

Você precisará medir o tempo de sua prática. Para isso, voce pode usar um simples despertador, um cordão de oração, ou pode baixar nosso aplicativo para android, que possui um timer para a prática da oração de jesus. Após instalar o aplicativo (clique aqui para instruções), acesse a seção "Timer para Prática" do mesmo, escolha o tempo desejado e clique no botão "Iniciar Prática". Após clicar, a marcação de seu tempo de prática é iniciada, e, o som de um sino é tocado no início e no fim de seu período de oração, para que voce não precise ficar olhando o marcador e possa se concentrar totalmente em sua prática.