Vigilância e Oração

Vigilância e Oração



Na Igreja Ortodoxa, temos um meio especial de cortar pensamentos: "A Oração de Jesus". Os efeitos dessa oração são dois. Em primeiro lugar, a oração nos ajuda a cortar e afastar os pensamentos. E, em segundo lugar, a Oração nos ajuda a voltar continuamente a Cristo, nosso Salvador em todos os momentos.

Quando praticamos a vigilância, com a ajuda da Oração de Jesus, nós tornamos nossa alma aberta para receber a graça do Espírito Santo, que nos transforma e nos diviniza. Já não repelimos a Graça, mas a atraímos. Estamos convidando Cristo para ter misericórdia de nossas almas escuras, para habitar dentro de nós mais plenamente, para encher-nos com a sua vida sem fim, com a Luz do Espírito Santo que Ele enviou do Pai (cf. Jo 15,26) .

Assim nossa mente é iluminada pela Luz da Incriada Graça de Deus. "Somente o Espírito Santo pode purificar a mente", escreve São Diádoco de Foticéia na Philokalia. "... De qualquer forma, pois, em especial através de paz da alma, devemos nos tornar uma habitação para o Espírito Santo. Em seguida, teremos a lâmpada do conhecimento espiritual queimando, sempre, dentro de nós ".


--Hieromonge Damasceno