O Templo Coração

O Templo Coração


A Oração de Jesus é também chamada de Oração do Coração. A mente e o coração devem ser utilizados como Um.

São Teófano diz para mantermos a nossa "mente no coração" em todos os momentos.

Coração significa o músculo físico que bombeia o sangue, as emoções e sentimentos, e o núcleo mais íntimo da pessoa, o Espírito. O coração está associado com o órgão físico, mas não é idêntico a ele. O Coração é nossa Câmara Interior, a nossa Morada Secreta onde Deus vive.

"O Coração é uma Pequena Barca; e ainda Dragões e Leões estão alí, e há Criaturas Venenosas e todos os Tesouros da Iniqüidade; Aspereza, Caminhos Irregulares e Abismos Escancarados estão alí. Há igualmente Deus, Anjos, Cidades Celestes e os Tesouros da Graça. Todas as coisas estão lá". É o que diz São Macário.

Alguém disse que o coração é uma dimensão da consciência interior, desperta. Essa consciência é atemporal, o lugar onde residem as lágrimas e o profundo contato com o momento presente.


Atuar à partir de nosso coração significa agir com ânimo leve, vigor e entusiasmo. Quando não estamos interiormente despertos, somos inquietos, agitados e egoístas. Há dentro de nós um espaço, um campo do coração, no qual encontramos uma realidade divina, e no qual somos chamados a viver. A mente, então, deve descer naquele santuário interior, por meio da Oração de Jesus ou a da Contemplação Silenciosa, e ficar alí durante todo o nosso dia ativo, e à noite. Desçamos com a nossa mente ao nosso coração, e vivamos alí. O coração é o Templo de Cristo. Lá, reside e descansa nosso Cristo Interno.