Textos Sobre Hesicasmo

    • Relatos Inéditos de um Peregrino Russo

      A Oração Perpétua

      Quanta experiência e sabedoria existem aí, e como essas instruções dos Padres estão próximas do coração! Com sua experiência e simplicidade, eles lançam uma luz sobre os meios de conduzir a alma à perfeição. E que contraste com as instruções morais da razão teórica! 


      Ler tudo...

    • Por que é difícil crer na castidade

      Por que é difícil crer na castidade?

      Para os céticos não existe possibilidade de que o homem tenha uma vida casta. E isso se deve, em grande medida, às teses do fundador da Psicanalise, Sigmund Freud; para quem a pregação cristã sobre a castidade, seja no matrimônio, seja no celibato, não passava de uma espécie de armadura colocada sobre o ser humano. 


      Ler tudo...

    • Por que Oramos...

      Por que Oramos...

      Um jovem perguntou ao mestre: “O que é orar?”. E o mestre respondeu: “Orar é experimentar Deus!”.
      Ficou do mesmo jeito, na cabeça do jovem... e aí ele perguntou: “E o que é experimentar Deus?”. E o mestre explicou: “Experimentar Deus é cheirar a Deus!”. Piorou! O nó se apertou na cabeça do jovem... e ele ousou ainda perguntar: “Mas... o que é cheirar a Deus?”.  E foi então que o mestre contou uma parábola:

      Ler tudo...

    • Ascese e a Guarda do Coração

      Ascese e a Guarda do Coração

      A ascese cristã não é, contrariamente a um preconceito tenaz, uma questão de masoquismo e de mortificação. “Não nos é pedido que arranquemos de nós e neguemos as atividades naturais da alma, mas que as purifiquemos”, diz Orígenes. Ou antes, seu verdadeiro objetivo é o de mortificar em nós a morte e vivificar a vida. 



      Ler tudo...

    • Oração e Respiração

      Oração e Respiração

      Os monges estabeleceram um "método" para sustentar o intelecto em seu esforço de interiorização e de despojamento. Este "método" utiliza posições e ritmos do corpo, bem como uma breve invocação no mais das vezes centrada no Nome de Jesus, e pretende responder à ordem escriturária de "orar sem cessar". Ela é flexível, aberta, mesmo quando tentada à mecanização nos lugares em que se torna a única via de oração e mesmo objeto de orgulho.

      Ler tudo...

    • Uma Confissão que leva o Homem Interior à Humildade

      Uma Confissão Que Leva o Homem Interior à Humildade

      Voltando os olhos atentamente sobre mim mesmo, e examinando as disposições de minha consciência, verifiquei, por experiência própria, que não amo a Deus, que não amo aos meus semelhantes, que não tenho fé, que sou cheio de orgulho e de ambição. Tudo isso encontro, realmente, em mim, após um exame minucioso de meus sentimentos e de minha consciência. Portanto:

      Ler tudo...

    • Fixa tua Mente no Reino

      Fixa Tua Mente No Reino

      Se à maioria de nós perguntassem por que não estamos satisfeitos, por que não somos simplesmente felizes, provavelmente não poderiamos responder usando termos como essencial harmo­nia, vigilância, consciência ou espírito. Seria muito mais provável que apontássemos aspectos particulares de nossa vida, como...



      Ler tudo...

    • Ir. Maria de Fátima Guimarães

      Conferência: A Oração do Coração

      Conferência proferida em 21/03/2010 pela Ir. Maria de Fátima Guimarães OSB, diretora dos Oblatos do Mosteiro de São João em Campos do Jordão - SP





      Ler tudo...