Textos Sobre Hesicasmo

    • O Silêncio

      O Silêncio

      O silêncio é a linguagem da era por vir - assim diz o famoso ditado de Santo Isaac, o Sírio. Ele fala, não dogmaticamente de uma falta de ruído audível no céu, mas do mistério de como Deus vem a nós aqui e agora...




    • Controlar a Raiva

      Controlar a Raiva

      Uma das doenças comuns que todos enfrentamos é a raiva. Ela pode ser desencadeada de muitas maneiras, geralmente quando alguém se opõe ao que nós pensamos que deve ser feito. Claro que devemos tentar eliminar as causas da raiva, mas também temos de estar preparados para lidar com isso quando nós inevitavelmente sucumbirmos a ela.



    • Vigilância e Oração

      Vigilância e Oração

      A cura de nossa mente doente começa com o sacrifício do nosso "homem velho", o corte das paixões, o arrependimento. Ao falar da cura da mente (nous), os Santos Padres colocam muita ênfase na prática da vigilância. Devemos em todos os momentos... 



      Leia Tudo...

    • O Poder da Oração

      O Poder da Oração

      A oração tem tanto poder e força que poderíamos dizer: “Ore, e faça o que quiser”, pois a oração o guiará para o ato direito e justo. Para agradar a Deus, não é preciso mais do que amor. “Ame, e faça o que quiser, diz santo Agostinho, pois aquele que ama verdadeiramente não pode desejar nem fazer nada que não agrade ao amado.”


    • Sobre o Vazio Interior

      Estamos no Exílio: sobre o Vazio Interior

      As pessoas sentem-se infelizes e não sabem o porquê. Elas sentem que algo está errado, mas não sabem apontar exatamente o quê. Elas se sentem desconfortáveis no mundo, confusas e frustradas, alienadas e afastadas, e elas não podem explicar. Elas têm tudo, e ainda querem mais. E quando conquistam, sentem-se ainda vazias e insatisfeitas...



    • Relatos Inéditos de um Peregrino Russo

      A Oração Perpétua

      Quanta experiência e sabedoria existem aí, e como essas instruções dos Padres estão próximas do coração! Com sua experiência e simplicidade, eles lançam uma luz sobre os meios de conduzir a alma à perfeição. E que contraste com as instruções morais da razão teórica! 


      Ler tudo...

    • Por que é difícil crer na castidade

      Por que é difícil crer na castidade?

      Para os céticos não existe possibilidade de que o homem tenha uma vida casta. E isso se deve, em grande medida, às teses do fundador da Psicanalise, Sigmund Freud; para quem a pregação cristã sobre a castidade, seja no matrimônio, seja no celibato, não passava de uma espécie de armadura colocada sobre o ser humano. 


      Ler tudo...

    • Por que Oramos...

      Por que Oramos...

      Um jovem perguntou ao mestre: “O que é orar?”. E o mestre respondeu: “Orar é experimentar Deus!”.
      Ficou do mesmo jeito, na cabeça do jovem... e aí ele perguntou: “E o que é experimentar Deus?”. E o mestre explicou: “Experimentar Deus é cheirar a Deus!”. Piorou! O nó se apertou na cabeça do jovem... e ele ousou ainda perguntar: “Mas... o que é cheirar a Deus?”.  E foi então que o mestre contou uma parábola:

      Ler tudo...